Viagem gratuita para idosos

 



Todo idoso com 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos tem direito à viagem interestadual gratuita ou com desconto de pelo menos 50%.

 

Para ter direito à viagem grátis, o idoso deverá comprovar sua idade através de documento de identidade com foto e sua renda através da apresentação de pelo menos um dos documentos abaixo:

 

  • Comprovante de pagamento
  • Carnê de contribuição do INSS
  • Extrato de pagamento de benefícios
  • Carteira de trabalho atualizada

Mesmo assim, a viagem gratuita para idosos está condicionada a alguns critérios. As empresas de ônibus devem reservar, para as pessoas com 60 anos ou mais, duas vagas gratuitas em cada veículo.

Além disso, o idoso deverá solicitar seu bilhete nos pontos de venda da própria empresa com pelo menos três horas de antecedência em relação ao horário de partida do ônibus. Após esse prazo, caso os assentos reservados não tenham sido utilizados, os bilhetes poderão ser colocados à venda.

 

Mas se as duas vagas reservadas para idosos tiverem sido ocupadas, os outros idosos que queiram fazer o mesmo percurso poderão obter descontos de, no mínimo, 50% no valor da passagem para os demais assentos do veículo.

Nesse caso, o idoso deverá adquirir o bilhete com seis horas de antecedência, para viagens com distância de até 500 km, ou com doze horas de antecedência, para viagens acima de 500 km.

 

É importante reforçar que o bilhete destinado ao idoso não pode ser utilizado por outra pessoa e, em alguns casos, será necessário o pagamento de algumas taxas referentes a pedágio ou uso dos terminais.

 

Apesar dessas disposições gerais, recomendamos que você entre em contato diretamente com a empresa de ônibus a fim de obter maiores detalhes sobre o direito à viagem gratuita para idosos. 

Agora se as empresas de ônibus não cumprirem com suas obrigações, procure pelo PROCON para registrar sua reclamação.






Google

 

 
 
 
  Site Map