Autorização de viagem com menor

 



Viagem de menor desacompanhado dentro do Brasil

Caso seja necessária à viagem de um menor de 12 anos desacompanho dos pais ou responsáveis, será necessária a apresentação de uma autorização para viagem nacional. Nesse caso, providencie a emissão da autorização junto à Vara da Infância e da Juventude do local onde você reside.

Agora se a criança estiver acompanhada dos pais, irmãos, tios ou avós, não é necessária a autorização, desde que todos estejam de posse de um documento original que prove o parentesco.

Para os menores de idade entre 12 a 17 anos será necessário apresentar apenas um documento de identificação (como a carteira de identidade) que comprove a idade.

Em viagens internacionais, menores de idade precisam necessariamente da autorização dos pais ou responsáveis para viajarem sozinhos. A autorização judicial para que as crianças e adolescentes possam viajar ao exterior não será necessária quando eles estiverem na companhia dos pais. Agora caso o menor esteja desacompanhado de um dos pais, será necessária a autorização do outro com firma reconhecida.

Se não for possível conseguir a autorização dos pais devido à morte, desaparecimento, etc., o menor de idade e os responsáveis devem procurar a Vara da Infância e da Juventude para obter autorização judicial.

 

Em resumo, se você é menor de idade ou viajará na companhia de um, verifique e, caso necessário, emita uma autorização para viagem antes de ir à Rodoviária Tietê.

Consulte também a
empresa de ônibus que você irá viajar e tire todas as suas dúvidas. 



Google

 
 
 
  Site Map